Pelo encravou e agora?

 

Causas e soluções

Os pelos encravados podem ser causados por excesso de umidade, suor excessivo, sol em excesso, irritação ou até mesmo alergia de acúmulo de algum produto como cremes ou desodorantes.

Existem vários fatores que contribuem para o surgimento dos pelos encravados. Porém, uma das causas mais comuns que qualquer pessoa está sujeita é usar roupas apertadas, principalmente nas regiões íntimas. Você não pode usar nada apertado após fazer qualquer tipo de depilação, você precisa deixar o local livre para respirar. O atrito além de irritar a pele ainda pode provocar o encravamento dos pelos.

A depilação com as nossas Ceras Marroquina, Classe A e Manga Rosa arrancam os pelos pela raiz (pelo bulbo). E justamente por este motivo, os pelos ficam mais finos e totalmente enfraquecidos, ocasionando na durabilidade da depilação.


Como eles demoram mais tempo para crescer novamente, uma fina camada de queratina (proteína fibrosa) começa a se formar no folículo. Quem tem pelos mais grossos sofre ainda mais. Como o folículo acaba ficando com uma barreira, os pelos não conseguem romper esta fina camada de queratina, ocasionando nos pelos encravados.


Como os pelos não encontram um caminho para sair, eles continuam a crescer e começam a se curvar, formando um quisto e penetrando novamente no tecido da pele. E aí que as dores incômodas, e em alguns casos, a inflamação podem surgir facilmente.

Como as nossas ceras tem ação cicatrizante é muito comum a redução deste problemas de pelos encravados mais comum com as ceras convencionais. Porém em algumas pessoas se não tomado os devidos cuidados pós depilatórios ainda assim este podem ocorrer. Mas você pode evitar que isto aconteça apenas realizando simples procedimentos.

No entanto, é super importante, ter atenção a alguns cuidados antes de fazer qualquer tipo de depilação:

§  Reduzir a exposição ao sol: O sol pode favorecer ainda mais o surgimento dos pelos encravados, já que colabora com o suor excessivo.

§  Faça esfoliações: A esfoliação antes da depilação é uma grande aliada para evitar este problema. Elas ajudam a reduzir o acúmulo de células mortas que podem impedir a remoção do pelo, além de afinar a superfície da pele. (só não faça no dia em for fazer a depilação, tem que ser feita quando os pelos começam a nascer e até 24 horas antes da depilação)

§  Cuidado com a temperatura: É sempre bom tomar uma ducha bem quente antes de fazer sua depilação. A água quente ajuda a dilatar os poros, fazendo com que facilite a depilação.

 

Cuidados pós depilatórios

§  Use roupas largas:  as roupas justas também impedem o crescimento livre dos pelos. Além disso, podem facilitar ainda mais o acúmulo de resíduos nos folículos.

§  Higienização: procure utilizar sabonete liquido após a depilação, se for um sabonete em barra que seja um novo, e não o que está no banheiro, estando este contaminado. Toalhas limpas também são necessárias.

§  Não utilize creme hidratante: Se você passar muito creme hidratante após a depilação, eles podem obstruir também o folículo, causando inflamação. Não use nada na pele depois da depilação com exceção do nosso gel pós depilatório pois este é a base de água e não obstrui os poros.

§  Não se exponha ao sol: Evite tomar sol depois da depilação, pois o sol ainda é extremamente prejudicial. Além de ter grandes chances de manchar a sua pele, pode ainda causar suor excessivo e irritações que colaboram com o surgimento dos pelos encravados.

§                           Segundo os maiores especialistas em dermatologia do Brasil, em casos mais graves de foliculite, é necessário partir para o uso de antibióticos. Em casos menos agressivos de pelos encravados, a recomendação é que haja o uso de cremes com ação antibacteriana para que o caso não agrave..

§                        Para acabar de vez com os pelos encravados depois da depilação, as esfoliações são as mais indicadas. É o melhor tratamento, mas vale ter atenção ao tipo de pele, senão sua pele pode ficar muito ressecada.

§                      Você pode usar uma luva esfoliante própria durante o banho ou se você tiver a pele seca, pode fazer um esfoliante natural com azeite de oliva e açúcar. Faça esfoliações três vezes por semana no local dos pelos encravados, e em poucos dias sua pele estará lisinha novamente.

§                       Mas vale ressaltar aqui que somente é indicado realizar as esfoliações cerca de 10 dias após a depilação. Normalmente é justamente neste período que os pelos encravados começam a aparecer

Fonte: Cera Marroquina 

Comentários